11/03/2021

Revista dos EUA divulga gravação de empresa que manipulava números de streaming de músicas

A revista dos EUA "Rolling Stone" publicou nesta quarta-feira (10) em seu site uma gravação do executivo de uma empresa que ajudava músicos a aumentarem artificialmente o número de streams de suas faixas no Spotify, YouTube e outros sites.


A reportagem revela a negociação de compra de "plays" de uma música do rapper G-Eazy, que ja tocou no festival Lollapalooza em São Paulo e tem sucessos com Halsey ("Him and I"), Bebe Rexha ("Me, myself and I"), entre outros.


"Nós deciframos o código e entendemos como manipular o sistema", diz Joshua Mack, dono da empresa 3BMD, em reunião com a agência Blueprint, que divulgava o trabalho de G-Eazy. O rapper diz que não estava ciente do negócio e a revista não confirma se o acordo chegou a ser fechado.


A revista teve acesso a uma tabela de preços em que a 3BMD cobrava US$ 12 mil (R$ 68 mil) para aumentar 1 milhão de plays no YouTube, Spotify ou Apple Music.

Na gravação, Joshua diz que sua empresa gerava "200 milhões de streams" por mês para grandes artistas. A reportagem não cita o nome dos artistas, além de G-Eazy.

 

Segundo a reportagem, o aumento artificial no número de streams é feito através do pagamento para donos de playlists muito seguidas para incluir as músicas, impulsionando sua audição. Também são utilizadas "contas-robô" que ouvem repetidamente a faixa, de forma automática.

Por G1.