A Casa do Roadie criou em 2016 o Dia do Roadie.

Existe o dia da música, dia do compositor, dia do profissional de eventos, dia do rock, dia do sertanejo, dia do dj… Só não existia o Dia do Roadie. A data foi criada pela Casa do Roadie e é comemorada no dia 1° de fevereiro, em uma alusão a expressão “1,2 testando…”, “1,2 testando…

Os objetivos do Dia do Roadie são simples e claros:

  • Comemorar as vitórias da nossa classe;
  • Unir os profissionais de backstage;
  • Discutir soluções para os problemas que envolvem o dia a dia nas GIGs brasileiras;
  • Conscientização da expressão “roadie”

O Dia do Roadie promove um encontro de ideias, e acredita que esta é a melhor forma de celebrar, refletir, debater e chegar a soluções práticas dos problemas que envolvem as produções de shows e eventos no Brasil. A união dos profissionais é fundamental para transformar nossas reivindicações em ações reais. Nós da Casa do Roadie, em parceria com o Lazzaro Jesus, ex técnico de áudio da Ivete Sangalo, amigo e fundador do site Gigplace, explicamos em definitivo quem são os Roadies:

Do inglês, road = estrada + a terminação diminutiva “ie” seria o “estradeiro”. Esse termo surgiu para denominar todos os profissionais que por conta da sua função principal, sempre estão na estrada viajando. O início desse modelo foram nas turnês norte-americanas e europeias, nas quais músicos e técnicos viajavam (e ainda viajam) grandes distâncias de ônibus.


Erro Clássico

O termo “roadie” no Brasil é usado na maioria das vezes, de forma equivocada, para designar o responsável apenas por carregar ou afinar o instrumento do músico. Essa ideia é completamente errada!

Somos todos roadies

Os verdadeiros roadies, são aqueles que colaboram para o sucesso de um evento do começo ao fim, produtores, assistentes, técnicos, carregadores, seguranças e toda da equipe que põe a ‘mão na massa’ para entregar um excelente espetáculo de qualquer porte, desde uma reunião social ou corporativa, até mega eventos esportivos e musicais.